EXPANSÃO PELO BRASIL

O ROTARY NO BRASIL

Ao final do mês de fevereiro de 1923, houve a admissão do Rotary Clube do Rio de Janeiro em Rotary Internacional. Primeiro Rotary Cube do Brasil e o primeiro clube em que se falava o idioma português no mundo.

 A história do Rotary Club do Rio de Janeiro é bastante rica, o plantio da semente do Rotary em todo o Brasil resultou, em 1924, na fundação do Rotary Clube de São Paulo e, subsequentemente, dos Rotary Clubs de Santos, em 1927; Belo Horizonte, no mesmo ano; Juiz de Fora e Niterói, em 1928. O clube também participou da fundação de vários outros clubes em outros Estados da Republica Federativa do Brasil.

 Foi também através da iniciativa de um grupo de dedicados sócios do Rotary Clube do Rio de Janeiro, que, em 1924, foi criado o informativo “Notícias Rotárias”, subsequentemente renomeado “Rotário Brasileiro”, passando, depois, a chamar-se “Brasil Rotário” e mudando, em janeiro de 2016 para “Rotary Brasil”, uma publicação que visa a difusão do Ideal de Servir, sendo a revista oficial de Rotary Internacional para os rotarianos do Brasil.

 A semente plantada em 1923 pelo R. C. do Rio de Janeiro germinou e deu frutos: hoje, são 31 distritos no Brasil, com mais de 2.406 unidades rotárias, das quais fazem parte mais de 50.588 rotarianos.

Três convenções internacionais já foram realizadas no Brasil: uma em 1948, na cidade do Rio de Janeiro, com 7.511 participantes, e outra na cidade de São Paulo, em 1981, com 15.222 participantes e a última, também em São Paulo, em 2015, com 35 mil participantes.

 Três ilustres rotarianos brasileiros também já ocuparam a posição de Presidente de Rotary International:

 Armando de Arruda Pereira (1940-41)

  1. Ernesto Imbassahy de Mello (1975-76) e
  2. Paulo Viriato Corrêa da Costa (1990-91).

O DISTRITO 4490

O Rotary International dividiu o mundo em zonas. O Brasil está compreendido em três zonas rotárias: São elas:

 Zona 22A: Section A – Central Brasil

  1. Zona 22B: Section B – Northern Brazil, Ecuador, Peru
  2. Zona 23A: Section A – Southern Brasil

 De acordo com a divisão acima, o nosso distrito está localizado na Zona 22B do Rotary Internacional.

 Atualmente o Brasil conta com 31 Distritos Rotários. O Distrito 449, a partir de 1º de julho de 1991, de acordo com as diretrizes de Rotary International, passou a ser denominado 4490.

 O nosso Distrito abrande 36 cidades e 76 clubes, nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, correspondendo a uma área de 727.613 km², cuja população é de 19.682.932 habitantes (dados de 2021).

 Possui a renda “per capita” mais baixa do Brasil, justificando assim, a boa vontade, a cooperação, a colaboração e a solidariedade dos companheiros na formulação de estratégias que minimizem a imensa carência das comunidades do Distrito 4490.

O ROTARY NO MARANHÃO

O movimento rotário teve início no Maranhão com a criação do Rotary Club de São Luis, dentro de um cenário de resistências a mudanças, principalmente trazidas por uma instituição internacional que pregava a pacifica convivência não só entre os homens de negócios – concorrentes ou não – mas a disponibilidade em servir e a paz entre povos.

 Para seu principal articulador e fundador, William Wilson Coelho de Souza, a convivência no sudeste do país com os ideais rotários era algo a ser disseminado entre homens de negócios e profissionais liberais da capital. A experiência dos clubes fundados no Rio de Janeiro precisava ser ampliada e assim, em 22 de maio de 1931 foi instalado o Rotary Club de São Luis tendo William de Souza sido seu primeiro presidente.

 A partir daí, a expressividade da organização em nível mundial e respeitabilidade que no plano local dava a seus integrantes, contribuíram para o rápido crescimento do quadro social, de modo que menos de quinze anos depois, já se empreendiam ações no sentido da criação de um clube adicional.

 Hoje somos 18 clubes, com 357 associados espalhados em 12 cidades do Estado do Maranhão. São 13 clubes no interior do estado e 5 na capital.

 O Rotary pelo Interior do Maranhão

 Crescia o número de clubes, não só em São Luís, mas se espalharam pelo interior do Estado. Cidades como Caxias, Codó, Imperatriz e outras, tiveram clubes instalados.

 Hoje temos 13 clubes instalados nas seguintes cidades do Maranhão: Açailândia, Balsas, Barão de Grajaú, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Estreito, Imperatriz, Paraibano, Riachão e São João dos Patos.